Destaque de capa na última edição da revista Téchne (nº 264 - Setembro 2020), a recuperação pós-incêndio do Mercado Municipal Santo Amaro, localizado na capital paulista, conta com projeto de reforço estrutural (a cargo da Carmona Soluções de Engenharia), ampliação e modernização.
Trata-se de uma iniciativa inovadora da Prefeitura do Município de São Paulo, mediante contrato de concessão, focada em transformar o mercadão em um polo gastronômico devolvendo ao local, que é tombado pelo Condephaat desde 1972 e um dos únicos exemplares do séc. XIX na região, a vocação para ponto de encontro da comunidade local.
A obra completa está prevista para ocorrer em 18 meses, a partir de agosto deste ano, sendo que a parte de recuperação estrutural deve levar uns cinco meses.
O novo mezanino do mercado será executado em estrutura metálica com laje em steel deck e apoiado em novos pilares metálicos e nos pilares já existentes que suportam a cobertura. Segundo o eng. Thomas Carmona, diretor da Carmona Soluções de Engenharia, a escolha se dá por sua maior velocidade de execução, sendo que os pilares de concreto existentes serão reforçados com aumento de seção e acréscimo de armadura.
“Além dos importantes danos por corrosão de armaduras, a análise estrutural indicou que a estrutura não apresentava resistência frente aos esforços horizontais hoje exigidos pela normalização vigente; para este tipo de condição, o emprego do aumento de seção é muito conveniente, pois agrega rigidez à estrutura”, detalha o engenheiro na matéria da revista.
Confira a matéria completa em www.revistatechne.com.br. Faça o cadastro e acesse gratuitamente o conteúdo.